
Perguntas frequentes
É normal e esperado que os candidatos à análise façam perguntas ao escolher a pessoa que será a sua analista. Compilei uma lista das perguntas mais frequentes e respondi-as abaixo. Se você não tiver encontrando o que procura, pode escrever para mim perguntando ou agendar um horário através do WhatsApp: (19) 993779689
Você cobra pelo primeiro encontro?
Não. Posto que o trabalho de análise pessoal envolve identificação e escolha tanto do postulante a analisando quanto minha, prefiro nos dar a chance de um contado sem a mediação do dinheiro para nossa mais livre tomada de decisão.
Tendo havido aceitação mútua, acordamos o inÃcio de nosso trabalho incluindo pagamento.
Quanto tempo dura cada sessão?
50 minutos.
Quanto custa uma sessão?
​
Converso com cada candidato sobre o investimento financeiro na entrevista inicial porque embora o custo de uma sessão possa parecer alto é possÃvel combinarmos um valor de acordo com a sua possibilidade.
O que define o preço da sua sessão?
​
Antes, é importante destacar que o pagamento das sessões está diretamente relacionado com o valor que cada um dá ao seu próprio tratamento.
Além dos custos com imposto e outras taxas de serviços para fazer meus atendimentos, a formação em psicanálise é um processo permanente, portanto é um ofÃcio que exige constante investimento em aprimoramento. Livros, cursos, simpósios, congressos, supervisões e outras atividades fazem parte da minha rotina profissional e refletem tanto na qualidade como no valor do meu atendimento.
​
​
A psicanálise é para todas as pessoas?
Não. É para quem tem alguma questão pessoal sobre sua existência, sobre suas relações com os outros, sobre suas escolhas na vida. É para pessoas interessadas em refletir sobre seus impasses e suas inibições sem esperar respostas prontas e definitivas ou conselhos externos. Pessoas que não gostam de refletir sobre si mesmas ou não querem desenvolver esta capacidade não conseguem se beneficiar da Psicanálise. Pessoas que, genuinamente, buscam compreender suas próprias motivações e comportamentos em um nÃvel mais profundo fazem bom uso das suas sessões.
Existe diferença ente psicologia e psicanálise?
​
Sim.
​
A Psicologia é uma área ampla que abrange diversas teorias e práticas sobre comportamentos do ser humano, bem como seus pensamentos e sentimentos. São muitas as linhas de psicologia e, portanto, diferentes formas de conduzir um tratamento psicológico. Psicólogos, em geral, usam testes padronizados, além de outros instrumentos como entrevistas, questionários, observações técnicas etc. O curso de graduação em Psicologia muitas vezes oferece aos estudantes uma introdução teórica à Psicanálise, porém, os graduados em Psicologia que desejam ocupar-se da Psicanálise ClÃnica terão de aprofundar seus estudos nesse sentido e, inegociavelmente, também precisam fazer sua análise pessoal, além da graduação.
​
A psicanálise é uma teoria da mente humana independente da Psicologia. Criada por Freud no fim do século XIX., continua sendo desenvolvida por psicanalistas ao redor do mundo. O inconsciente é o pressuposto teórico e também a chave do tratamento psicanalÃtico. Ele designa um conjunto de processos mentais vividos e registrados, antes mesmo de nossa capacidade de falar, processos estes que estão escondidos mas que regem nossas emoções e nossos comportamentos. Enquanto conceito, o insconsciente não pode ser visto ou medido em escalas padronizadas. Graças ao trabalho psicanalÃtico esses conteúdos escondidos do consciente são revelados abrindo ao sujeito a possibilidade de refletir sobre os mesmos e sobre como eles tem regido sua forma de ser no mundo. A partir dessa descoberta de si, o sujeito analisante ganha condições de se posicionar de outras formas diante das circunstâncias e dos desafios da vida. Além do alÃvio da dor psÃquica, a psicanálise promove o desenvolvimento da personalidade do indivÃduo e o fortalece para seguir em busca da realização de si mesmo e de seus próprios desejos.
Qual é o objetivo de uma análise?
Durante um processo psicanalÃtico é possÃvel observar muitos benefÃcios terapêuticos como, por exemplo, remoção de sintomas, adaptação social, melhora nas relações familiares, etc. Porém, o resultado final de um processo de análise é uma profunda transformação na estrutura psÃquica do analisado. Ao término de uma análise bem sucedida, o sujeito encontra-se mais a vontade com a sua existência e em condições de expandi-la de forma mais vÃvida e criativa, sem se alienar dos sofrimentos inerentes ao ser e estar num mundo imperfeito.
Quanto tempo dura um processo analÃtico?
O fim de uma jornada psicanalÃtica não pode ser datado e não é de curta duração pois não se propõe apenas a remover sintomas. Por ser um trabalho aprofundado no psiquismo do sujeito leva tempo e este tempo dependerá  da singularidade de cada caso que se apresenta. Porém o analisante é livre para interromper e para retornar ao seu processo de análise quando desejar.
